Única companhia de balé com bailarinos cegos do mundo se apresenta em Joinville

Espetáculo é gratuito e ocorre nesta segunda-feira em um shopping da cidade

Companhia nasceu das aulas de balé com inclusão que a Associação Fernanda Bianchini oferece desde os anos 1990(Foto: Associação Fernanda Bianchini / divulgação)

Nesta segunda-feira, Joinville recebe uma apresentação do Ballet de Cegos da Associação Fernanda Bianchini (AFB), de São Paulo. O evento ocorrerá às 19h30, na Praça Central do Shopping Mueller, e será aberto ao público.

Os bailarinos apresentarão o Pas de Deux do 3º Ato do Ballet “A Bela Adormecida” e a “Grande Valsa do Richard Drigo” no espetáculo intitulado “Olhando para as Estrelas”, nome de um premiado documentário feito sobre a associação.

O projeto nasceu em 1995, com cerca de dez alunas, e tornou-se uma metodologia pioneira para o ensino de dança. Desde então, mais de mil alunos já passaram pela associação — atualmente, são 400 de várias idades, com diferentes graus de deficiência visual, que fazem aula de diferentes gêneros de dança.

A partir do projeto, nasceu a companhia de balé que já realizou apresentações na Argentina, no Estados Unidos, na Inglaterra e na Alemanha. É considerada a única companhia de balé com bailarinos cegos do mundo.

A apresentação encerra a 4ª Semana Inclusiva em Santa Catarina, que contou com atividades como Caminhada pela acessibilidade, Seminário sobre a Diversidade da Pessoa com Deficiência e seu Protagonismo no Mundo do Trabalho e outros.

Na terça-feira, os bailarinos passarão o dia na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, onde participarão de aulas ao lado dos alunos da instituição e realizarão apresentações.

Deixe uma resposta